Quinta, 26 Abril 2018 09:44

Prefeitura de Matipó inaugura no Hospital Cristo Rei Unidade Semi-Intensiva

Inauguração de Unidade de Tratamento Semi-Intensivo no Hospital Cristo Rei Inauguração de Unidade de Tratamento Semi-Intensivo no Hospital Cristo Rei

A Prefeitura Municipal de Matipó, através do Prefeito Valter Mageste e, em parceria com o Hospital Cristo Rei inauguraram nesta quarta-feira (25/04) a Unidade de Tratamento Semi-Intensiva com a parceria da Faculdade Vértice Univértix. A ala visa trazer mais segurança aos pacientes que necessitam de cuidados intermediários e requerem um acompanhamento com monitoração mais específica devido ao quadro grave de saúde.

O hospital recebeu equipamentos e mobiliário para a montagem de uma Unidade Semi-intensiva de atendimentos para urgências e emergências. A doação foi feita pela Faculdade Univértix que tem como sede a cidade de Matipó.

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes o Prefeito de Matipó Valter Mageste, o Presidente do Hospital Cristo Rei, Lúcio Mendes de Oliveira, dirigentes do hospital, Gilson Mendes de Assis e Ronaldo José de Carvalho, a Assessora em Gestão de Saúde Mônica Abib Lima Miranda, o Secretário de Saúde do Município Rodolfo Mendes, representantes da Faculdade Univértix, em parceria entre a iniciativa privada e o poder público do município e o Padre Luiz Martins Neiva o qual deu uma Benção na Inauguração.

A sala da Unidade Semi-Intensiva recebeu o nome do médico Dr. Alberone José de Paiva, que foi Prefeito nesta cidade, numa homenagem em reconhecimento ao trabalho dele em prol da saúde em Matipó, onde dedicou vários anos da sua carreira e vida pública.

Foram doados aparelho de anestesia da Drager, Cama Fawler elétrica, Monitor Multiparamétrico, Bomba de infusão, Ar condicionado e outros materiais.

PARCERIA

Durante a inauguração da nova unidade, o prefeito Valter Mageste citou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Ele ressaltou que o atual momento exige soluções como essa. “Passamos por um momento de saúde pública muito difícil no país. Assistimos hospitais fechando portas e aqui o que vemos é a parceria entre o hospital e a Univertix. Aqui é o interesse público sendo valorizado nessa parceria em favor da comunidade de Matipó”.

O Prefeito ainda relatou a enorme dificuldade para encontrar uma vaga para um paciente fora de Matipó em casos mais graves. “É um processo complexo em que todos saem ligando para os diversos hospitais para encontrar uma vaga numa UTI. Em alguns casos, o paciente poderia estar aqui aguardando, num quadro que pudesse dar uma estabilizada até que se consiga essa vaga. A inauguração dessa unidade vem ao encontro dessa necessidade. Isso vai ajudar a salvar vidas”, pontuou.

O Diretor do Hospital Cristo Rei, Lúcio Mendes, ressaltou o trabalho técnico profissional dos funcionários e médicos em Matipó. “Vemos pessoas agonizando e os médicos sem ter como agir. Queremos agradecer a Univertix e tenho certeza de que a comunidade está satisfeita. Somos um hospital de pequeno porte, mas temos todas as certidões em dia e buscamos sempre manter a melhor gestão. O resultado são essas conquistas que chegam para a saúde do nosso povo”.

O reitor da Univértix, Professor Dr. Lucio Sleutjes, citou que a parceria realizada em Matipó é um bom exemplo de algo que deveria ser seguido por mais pessoas no Brasil. “Quando a gente fala da diferença de questões econômicas, de trabalho, de ideologia política, do que for. Tudo isso é muito pequeno quando a gente sente na pele a enfermidade de um parente nosso e vemos o quanto somos frágeis. (…) Que isso aqui seja um pequeno exemplo do que pode ser feito com uma amplitude muito maior através de parcerias significativas como essa entre o poder público e a iniciativa privada. Parabenizar ao Ronaldo, ao Lúcio pela iniciativa, ao senhor João Gardingo e a prefeitura de Matipó que está trabalhando pela melhoria do povo de uma maneira geral e sucesso à equipe que irá atuar nesse setor que é muito importante”.

Ao final, o empresário Sr. João, presidente da mantenedora da Faculdade Univértix, comentou com alegria da inauguração da Unidade Semi-Intensiva do Hospital Cristo Rei. Para ele, é parte da responsabilidade para com a cidade de Matipó: “Para nós é um orgulho participar dessa parceria. Isso é de todos nós. Isso não foi nada mais do que uma obrigação nossa para com a cidade. As empresas gostam de colaborar e ficamos felizes de ver uma iniciativa como essa que vai ajudar ao nosso povo”.