Segunda, 10 Setembro 2018 14:15

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quinta-feira (6) o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) de 2018. O resultado foi exibido durante a reunião no ESF – CENTRO.

A coleta de amostras foi feita pelos agentes de endemias do Programa Municipal de Controle da Dengue. Após a vistoria no imóvel, caso encontrado focos potenciais de criadouros das larvas, a amostra é coletada e encaminhada ao laboratório.

O resultado revela o índice de infestação predial e é utilizado para definir o parâmetro de risco no bairro e, para cada nível de porcentagem é atribuído um valor. Quando o índice de infestação registrado é de até 0,9%, o risco de infestação é considerado baixo. Para o risco médio a porcentagem é entre 1% a 3,9% e, acima de 4%, o risco é alto.

Por ano são realizados quatro LIRAs. No levantamento apresentado, a coleta de amostras representa o período de 30 de Julho a 03 de Agosto. O Índice Geral de Infestação Predial de Matipó (IIP), na ocasião, foi de 0,8%, considerado risco BAIXO para a possibilidade de infestação de dengue.

A cada apresentação são convidados profissionais da comunicação e membros da Comissão Municipal de Mobilização Contra à Dengue, representados pela inciativa pública e privada, com a participação de faculdades, entidades de classe, entre outros.