Sexta, 11 Agosto 2017 13:11

Matipó recebe trabalho de assessoria e formação para execução do Programa de Alimentação Escolar – PNAE

O município de Matipó recebeu, na semana de 08 a 11 de agosto de 2017, visita das agentes do PNAE, Daniela Cristina Saraiva – Agrônoma e Vanessa Manfre Garcia de Souza – Nutricionista,  do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que realizaram um trabalho de assessoria para uma melhor qualidade de gestão e controle social do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) no município. Ao longo da semana, uma série de atividades foram realizadas para auxiliar profissionais ligados à área da alimentação escolar. Os trabalhos incluíram a análise da documentação (notas fiscais, processos licitatórios para compra dos produtos da alimentação escolar, chamada pública, notas fiscias, LOA, entres outros), visita à 4 escolas municipais e uma escola estadual, aplicação de questionários, reuniões com CAE, agricultura familiar e reunião final para Elaboração de Plano de ação conforme observações e orientações das agentes.

A assessoria foi finalizada na sexta-feira (11/08/2017), com um Curso de Formação sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação escolar – PNAE, ministrado pelas agentes, realizado na APAE de Matipó, com a presença da Secretária Municipal de Educação de Matipó e de atores sociais do PNAE municípios vizinhos. No curso, os participantes foram capacitados quanto à execução do PNAE e todo o seu processo de execução. O evento serviu ainda como uma oportunidade de troca de experiências entre os municípios e esclarecimento de dúvidas.

Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANEs são unidades de referência e apoio constituídas, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Pc Independência, 242, Matipó - MG
CEP: 35.367-000 | Tel: (31) 3873-1680