Aconteceu na manhã da última segunda feira (08), na Câmara de Vereadores da cidade de Manhuaçu, uma reunião na presença de Prefeitos e Secretários de Saúde de 20 municípios da microrregional de Manhuaçu uma vez que os gestores necessitam de uma contrapartida vindo do Governo de Estado ao comercio, trabalhadores e municípios diante da proliferação e contagio desenfreado do novo corona vírus. No encontro não houve acordo entre os gestores a aderir a Onda Roxa, imposta pelo Programa Estadual Minas Consciente, das 23 cidades que se estende a microrregional de Saúde de Manhuaçu, estavam presente 20 representantes de gestão.
Durante a reunião foi explanado através de apresentação de dados da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu atentando todos os presentes a indicação da superlotação de leitos UTI, assim como os clínicos e para o COVID 19. Foi apresentado movimentos adotados por municípios impondo regras para que consigam minimizar o contagio, mesmo sem um efeito favorável em vista da grande circulação das pessoas, acarretando que a taxa de transmissão se eleve gradativamente.
A reunião se estendeu por 3 (três) horas, onde prefeitos e secretários não optaram pela adesão do programa como dito anteriormente, quanto a Onda Roxa uma vez que admitiram que a decisão deverá vir do Governo do Estado e os municípios se prontificam em aplicar. No momento do ato, prefeitos e representantes ali presente se pronunciaram em forma de acordar que a decisão necessita vir de um poder administrativo do Estado e não assumir as responsabilidades por meio do município, assim como no mesmo sentido a necessidade extrema da participação ativa da Policia Militar para efetivação da proposta.
A posição e decisão dos gestores ali presente será apresentado pela Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu ao Governo de estado em exigência de um posicionamento.