Terça, 05 Outubro 2021 14:07

Foi realizado , uma reunião com a Secretaria de Educação , Secretaria de Agricultura e Meio ambiente

Na última segunda-feira (4), foi realizado na sede do CAPSI de Matipó, uma reunião promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente e, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG).
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e conta com a participação de produtores rurais do município, que tem o intuito de disseminar e agregar valor aos produtos da Agricultura Familiar, além de valorizar a agricultura familiar do município.

O PNAE compõe uma das ações da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem por objetivo atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Além de garantir uma alimentação mais saudável para os estudantes, a ação incentiva à geração de renda entre fornecedores individuais, grupos formais ou informais de agricultores familiares e do empreendedor familiar rural.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé, pessoas sentadas e área internaSegundo a nutricionista da SEMED, Kênia Lemos, responsável pela elaboração do cardápio dos estudantes, a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar enriquece a alimentação diária das crianças e jovens nas escolas. O cardápio inclui alimentos regionais e ricos em nutrientes.

O evento contou com a presença da Secretária de Educação, Carla Maia, a Nutricionista Kênia Lemos, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Arachele Oliveira, o advogado da Prefeitura de Matipó, Valdinei Calais, o gerente da UREGI EMATER Manhuaçu, Rômulo Carvalho, a coordenadora técnica regional, Edina Gomes e o extensionista local, Lino Diniz.
O objetivo da Prefeitura na parceria entre as secretarias de Educação, Agricultura e EMATER será o fortalecimento do programa PNAE e a valorização da agricultura familiar na alimentação escolar.

O Prefeito Fábio Gardingo ressalta que esses alimentos são escolhidos e acompanhados pela nutricionista da Secretaria de Educação. De acordo com ele, o PNAE contribui com a agricultura e os agricultores de Matipó e ajuda também a busca por uma alimentação mais saudável das nossas crianças da rede municipal de ensino, fazendo com que parte do recurso destinado à alimentação escolar, fique no próprio município, fortalecendo a economia local.

Praça da Independencia 242 | Bairro: Centro Matipó - MG
CEP: 35.367-000 | Tel: (31) 3873-1680/1086